A ordem de entrada e saída das pessoas mais próximas do casal durante a cerimônia, o famoso cortejo do casamento, segue algumas regras, seja em igrejas ou ambientes alternativos. Veja quais são.
O cortejo do casamento, ordem de entrada e saída de noivos, pais e padrinhos, é tão antigo quanto a própria cerimônia. Por mais moderno que seja o estilo da celebração, o cortejo sofreu apenas algumas modificações no decorrer dos séculos.
Com as cerimônias mais descontraídas e intimistas, o cortejo segue o mesmo estilo, não é preciso rigidez ou formalidade.
Para completar seu casamento, temos a escolha musical perfeita para completar seu dia. A The Lush tem arranjos e formações modernas, contamos com um rico repertório de muito bom gosto para sua escolha, além de utilizarmos instrumentos clássicos, e a possibilidade de personalizar o repertório escolhido por você, de maneira ímpar, com arranjos exclusivos para seu evento.
Igrejas mais tradicionais, como a Nossa Senhora do Brasil, em São Paulo, e em casamentos da realeza, como no caso do príncipe William e de Kate Middleton, da monarquia britânica, ainda segue o cerimonial antigo, de cortejo do casamento.
Entrada Cortejo do Casamento
Atualmente, o mais comum, é a entrada do noivo com sua mãe ao seu lado esquerdo, seguido do pai do noivo com a mãe da noiva ao seu lado esquerdo; casais de padrinhos intercalados entre aqueles da noiva e do noivo; a florista, se houver, as alianças, trazidas por daminhas ou pajens e, por fim, a noiva com o pai ao seu lado esquerdo, fechando o cortejo.
Os padrinhos e familiares da noiva devem se posicionar, a partir da entrada da igreja, do lado esquerdo do altar e aqueles do noivo, do lado direito.
No entanto, dependendo do grau de expectativa que os noivos queiram criar e das exigências do protocolo da igreja escolhida, essa ordem pode sofrer pequenas modificações: a chegada do noivo após a entrada do último padrinho, para dar mais emoção, assim como as alianças e a florista que podem entrar depois da noiva.
É muito comum também a noiva entrar com o pai e a mãe, ou com outro familiar querido na ausência dos pais.
Música
Um elemento que dá um toque especial à dramaticidade da cerimônia é a escolha da música para cada etapa do cortejo do casamento. “O noivo pode ter uma música exclusiva para sua entrada, ou compartilhar a mesma de pais e padrinhos”, enfatiza Joyce. A música da noiva é sempre exclusiva.
Cumprimentos dos noivos
Após a realização do casamento, os noivos cumprimentam os pais e padrinhos. A tendência atual, ensina Joyce, é o cumprimento simultâneo dos noivos no altar, que seguem do final, mais perto dos convidados, onde estão acomodados seus pais, para a ponta, em direção aos padrinhos e madrinhas, dando assim prioridade à família. Na volta, os noivos começam os cumprimentos do final até chegar aos seus pais.
Cortejo de saída
Para a saída da igreja, a ordem do cortejo se inverte: saem os pais do casal, seguidos pelos casais de padrinhos intercalados; crianças e por fim, os noivos.
Nessa hora, explica Joyce, dependendo do protocolo de cada instituição religiosa, o cortejo pode bater palma, jogar arroz, pétalas de flores ou bolhinhas de sabão para saudar a saída dos noivos.
Cerimônia em salão ou ao ar livre
Se o casal optar por fazer a cerimônia em um salão, em casa ou ao ar livre, Flávia diz que o cerimonial não varia muito, mas tem menos exigências e formalidade.
Fonte: Icasei