Ao imaginar um casamento, é quase inevitável pensar na cena dos noivos deixando a cerimônia felizes, com os convidados jogando muito arroz neles. É o que vemos em muitos filmes e novelas – e a tradição diz
que esta prática traz muita prosperidade ao casal. No entanto, hoje nem todos os espaços e igrejas permitem que se jogue o arroz, pois além de toda a sujeira, os grãos acabam deixando o chão escorregadio. Por conta disso, há inúmeras ideias criativas para a saída dos noivos e substituir o arroz.
Nós da The Lush, vamos te mostrar ideias criativas para você inovar na saída dos noivos.
E não se esqueça, na escolha para música somos a melhor opção: a The Lush tem arranjos e formações modernas, contamos com um rico repertório de muito bom gosto para sua escolha, além de utilizarmos instrumentos clássicos, e a possibilidade de personalizar o repertório escolhido por você, de maneira ímpar, com arranjos exclusivos para seu evento.
“Embora o arroz tenha o objetivo dar sorte aos noivos, ultimamente, não temos usado muito por ser um desperdício de alimento. Além disso, após a cerimônia, é comum juntar muitas pombas, que acabam danificando as igrejas”, comenta a wedding planner mexicana Guadalupe Alvarez, da empresa Penzi Bodas. Ideias criativas para a a saída dos noivos além do arroz, segundo a wedding planner italiana Valentina Lombardi, da Italian Wedding Company, jogar arroz na saída dos noivos é bastante comum em seu país. “Aqui a tradição ainda é muito forte. Em alguns casamentos, os convidados chegam a jogar quantidades enormes de arroz.
O lado ruim é realmente o desperdício e a possibilidade de deixar manchas nos trajes, especialmente no do noivo”, defende. Se você não quer nem saber de ficar sacudindo a roupa após a cerimônia de casamento para tirar os grãos de arroz, há muitas opções que podem ser utilizadas para substituí-los. “Costumamos utilizar pétalas de rosa, lavanda e alecrim. Algo que também temos é feito, é usar fitas nas cores do casamento”, sugere Guadalupe. Valentina, por sua vez, conta que usa bastante confete para jogar na saída dos noivos ou algo que tenha a ver com o conceito da celebração.
“Certa vez, planejamos um casamento que tinha como tema ‘viagens’. E, no final da cerimônia civil, os convidados jogaram aviõezinhos de papel nos noivos. Foi uma ideia divertida que tinha tudo a ver com o tema”, destaca. Pétalas de rosa , a assessora de eventos Juliana Oliveira recomenda ainda o uso de pétalas de rosas de cetim como uma opção para a saída dos noivos. “Elas não mancham a roupa, são reutilizáveis e ajudam a ter lindas fotos.
Além disso, tem a tradição dos antigos romanos, que costumavam jogar flores na noiva porque acreditavam que elas traziam sorte e amor ao novo casal”, pontua. Bolinhas de sabão Outra opção bastante usada para a saída dos noivos são as bolinhas de sabão. “É ótimo para quem vai casar na praia ou no campo, porque em alguns pisos ela fica escorregadia. E como existem várias opções de embalagens, é possível personalizar com a identidade visual da festa. Além de fazer sucesso entre adultos e crianças”, argumenta Juliana.
Veja alguns cuidados para escolher o item certo
- O primeiro passo é certificar-se se a Igreja ou o espaço de eventos permite o uso de qualquer item. “Para não comprarem o produto e apenas no dia do casamento ficarem sabendo sobre a proibição”, lembra a assessora de eventos Juliana Oliveira;
- “Escolham um item que vocês gostem muito, se identifiquem e tenha alguma relação com o local da cerimônia”, pontua Juliana;
- As pétalas de rosas de flores verdadeiras, dependendo da cor, podem manchar a roupa. “Se os noivos optarem pelas pétalas, o ideal é escolherem a cor branca”, indica Juliana;
- Juliana alerta ainda que, dependendo do piso, a bolinha de sabão pode deixar o chão tão escorregadio quanto o arroz. Guadalupe também coloca que as bolinhas de sabão algumas vezes podem manchar as roupas também;
- Caso optem por usar sparklers, o ideal é comprar em uma loja confiável, evitando adquirir com ambulantes. “É preciso ter o auxílio de uma assessora que fique responsável por distribuir aos padrinhos e acendê-los no tempo certo para não perderem o registro do fotógrafo, porque esse produto queima muito rápido”, argumenta Juliana.
Como calcular as quantidades?
Você quer preparar os itens para o pessoal jogar na saída dos noivos, mas não sabe qual é a quantidade certa? De acordo com Juliana, se a cerimônia for na Igreja, deve ser distribuído apenas para os padrinhos (nesse caso a quantidade será de acordo com o número de padrinhos – homens e mulheres).“Se for na praia ou no campo, por ser em lugar aberto, os noivos podem distribuir para outros convidados além dos padrinhos (nesse caso o ideal é oferecer para pelo menos metade do número de convidados)”, afirma Juliana.
Guadalupe segue uma regra semelhante: ela costuma organizar para que pelo menos todas as mulheres convidadas recebam algo. Valentina pontua que, de forma geral, ela costuma aplicar o cálculo de que pelo menos 2/3 dos convidados tenham algo para jogar. “Em casamentos grandes, nem todo mundo está presente neste exato momento ou até mesmo com vontade de jogar algo. Mas se for um casamento menor (30 a 40 convidados), planejo um para cada”, explica.
Alternativas boas para o meio ambiente
Para evitar danos ao meio ambiente, fuja de alguns itens como os balões (a não ser que sejam biodegradáveis) ou as borboletas e pombas.“Não gosto da ideia de colocar animais em caixas e tirá-los do habitat natural deles”, alerta Guadalupe. Uma possível solução que a wedding planner vem aplicando é dar aos convidados pequenos sinos e fazer com quem eles toquem quando os noivos saírem da cerimônia.
As ervas também podem ser uma boa opção para casais que possuem um estilo de vida eco sustentável. “Os noivos podem fazer saquinhos com especiarias – como alpiste e camomila ou qualquer outra erva que o casal tenha preferência. Elas trazem boa sorte e afastam o ‘mau olhado’”, define Juliana Valentina aponta como alternativa utilizar varinhas com fitinhas na ponta, com as cores do casamento.
E, se for noturno, é possível optar por sparklers ou bastões luminosos.
Veja 12 ideias criativas para jogar na saída dos noivos além do arroz
Separamos abaixo uma seleção de opções para quem quer fugir do tradicional arroz
- Papel colorido, confete ou lantejoulas: O efeito nas fotos é incrível e super colorido!
- Sementes: Esta é a melhor opção para os noivos que buscam alternativas sustentáveis.
- Flores secas: Uma alternativa romântica e delicada.
- Aviõezinhos de papel: Esta é para os noivos que amam viajar.
- Pétalas de flores: Uma ideia romântica e que traz sorte ao casal.
- Balões biodegradáveis: Quer ter fotos lindas sem prejudicar a natureza? Dá pra investir em balões biodegradáveis no seu casamento.
- Bolinhas de sabão: As bolinhas são ótimas para casamentos ao ar livre e na praia.
- Fitas coloridas: Com esta ideia, dá para utilizar fitas nas cores do casamento para combinar com a decoração.
- Sparklers: Os sparklers são perfeitos para cerimônias noturnas e dão um ótimo efeito na saída do casal.
- Neve artificial: Invejosos dirão que é mentira e que não neva no Brasil. Mas se quiser ter um dia de “Frozen”, dá para apostar na neve artificial.
- Folhas: Esta é outra alternativa para quem busca um casamento com menos impacto ambiental.
- Varinhas com laços ou bandeirinhas: Coloque mensagens fofas ou use as cores do seu casamento nas bandeirinhas. No final da cerimônia, os convidados podem acená-los e o resultado fica lindo.
Fonte: Revista Icasei